A meteorologista do Inmet, Maitê Coutinho, explicou que a ZCAS é responsável por causar dias consecutivos de chuvas volumosas e persistentes, podendo gerar impactos na população. As áreas mais afetadas serão aquelas onde a ZCAS estiver atuando, abrangendo desde o sudoeste da Amazônia até o Oceano Atlântico, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste do país.
Na Região Norte, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já na Região Nordeste, são esperadas muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas no litoral norte e leste de alguns estados. No Sul, entre os dias 26 e 27, é possível a formação de áreas de instabilidade, com chance de chuva isolada em algumas regiões.
Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) alerta para dias chuvosos a partir desta sexta-feira, com períodos de melhoria. O órgão ressalta a possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra devido ao solo encharcado. No sábado, apesar da melhoria no tempo, ainda há risco de escorregamentos e chuvas isoladas. A Defesa Civil do estado também está alertando a população sobre os possíveis impactos das chuvas, principalmente em áreas de risco.
Com as previsões de fortes chuvas para os próximos dias, é importante que a população esteja atenta e siga as orientações dos órgãos competentes para prevenir possíveis transtornos causados pelo clima adverso. A recomendação é evitar áreas de risco, manter-se informado e tomar as devidas precauções para garantir a segurança e o bem-estar de todos.