A mensagem foi enviada ao presidente da ALE, deputado Marcelo Victor, e publicada no Diário Oficial do Estado. A bonificação, que não será incorporada à remuneração dos profissionais, é um reconhecimento pelos resultados alcançados através do Programa Escola 10 e do Ideb em 2023. No ano anterior, Alagoas teve cinco escolas com nota 10 no Ideb, o que motivou o governador a adotar essa medida de valorização profissional.
A bonificação será equivalente ao 13º salário recebido em 2024 pelos profissionais que atuam em unidades de ensino que atingiram as metas do Ideb, conforme Portaria/SEDUC nº 22.015/2023. Para os demais profissionais, o valor será a metade do 13º salário do mesmo ano. A bonificação será destinada aos profissionais efetivos, comissionados e temporários, depositada na conta bancária vinculada à folha de pagamento.
Além disso, Paulo Dantas também promoveu o rateio de R$ 200 milhões de recursos do extinto Fundef, visando valorizar ainda mais os profissionais da educação e impulsionar a economia local. Essas ações demonstram o compromisso do governo estadual em reconhecer e valorizar os profissionais que atuam na área da educação, incentivando a melhoria da qualidade do ensino em Alagoas.