BRASIL – Empregos formais: Novembro registra criação de 106.625 postos de trabalho, aponta Caged do Ministério do Trabalho

No mês de novembro, o saldo de empregos formais apresentou um aumento significativo, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 106.625 postos de trabalho com carteira assinada, demonstrando uma recuperação no mercado de trabalho.

No acumulado do ano, o cenário também é positivo, com a abertura de 2.224.102 vagas de empregos formais, o que mostra um avanço na economia e na geração de empregos no país. O estoque de empregos formais, que representa a quantidade total de vínculos celetistas ativos, atingiu a marca de 47.741.377 em novembro, registrando um aumento de 0,22% em relação ao mês anterior.

Ao analisar a divisão por ramos de atividade, dois setores se destacaram na criação de empregos formais no último mês. O comércio liderou com a abertura de 94.572 postos, concentrados principalmente na atividade de reparação de veículos automotores e motocicletas. Já o setor de serviços teve um acréscimo de 67.717 postos, impulsionado pelo segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

Por outro lado, a construção civil e a agropecuária apresentaram queda no nível de emprego, com o fechamento de 30.091 e 18.887 postos de trabalho, respectivamente. A indústria também eliminou 6.678 vagas, com destaque para a indústria de transformação.

Em relação às regiões brasileiras, quatro das cinco apresentaram saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada em novembro. O Sudeste liderou o ranking, seguido pelo Nordeste, Sul e Norte, enquanto o Centro-Oeste registrou um fechamento de 7.960 vagas formais.

Por fim, na divisão por unidades da federação, 21 dos 27 estados registraram saldo positivo, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul na criação de empregos. Os números mais baixos foram observados em Mato Grosso, Goiás e Piauí, que apresentaram fechamento de vagas.

Esses dados refletem a retomada do crescimento econômico e a recuperação do mercado de trabalho no Brasil, proporcionando mais oportunidades de emprego para a população. Para mais informações, os interessados podem acessar a página do Ministério do Trabalho e Emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo