De acordo com a pasta, serão disponibilizadas 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre. A Resolução CG-Fies nº 61/2024, divulgada pelo Comitê Gestor do Fies, regulamenta essa ampliação no número de vagas e antecipa a mesma oferta para os anos de 2026 e 2027.
Criado pela Lei nº 10.260 em 2001, o Fies tem como propósito oferecer apoio financeiro para estudantes que estão matriculados em cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o programa passou a oferecer juros zero e condições de financiamento de acordo com a renda familiar do beneficiário.
Uma novidade importante é o lançamento do Fies Social em 2024, que destina metade das vagas para candidatos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Essa modalidade de financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais e reserva vagas para grupos minoritários, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies tradicional para o Fies Social.
Com essas medidas, o MEC reforça o seu compromisso com a ampliação do acesso à educação superior no país, proporcionando mais oportunidades para aqueles que desejam ingressar em cursos de graduação, mas enfrentam dificuldades financeiras.