Uma informação de extrema relevância é a garantia do abastecimento dos estoques da vacina contra a varicela, mesmo diante da escassez global da matéria-prima utilizada. O diretor do PNI, Eder Gatti, assegurou que, atualmente, há três fornecedores para essa vacina, o que garantirá a normalização do estoque ao longo do primeiro semestre de 2025.
Recentemente, uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios revelou que aproximadamente 1,5 mil municípios declararam falta de imunizantes, incluindo a vacina contra a varicela e a covid-19 para a imunização de adultos. Apesar disso, o Ministério da Saúde informou que reforçou os estoques da vacina contra a covid-19, distribuindo 3,7 milhões de doses aos estados entre outubro e dezembro de 2024, com apenas 503 mil doses aplicadas.
É importante ressaltar que o Ministério da Saúde adotou uma nova forma de compra das vacinas contra a covid-19 no ano passado, por meio de pregão eletrônico, garantindo a aquisição de 69 milhões de doses. Essas doses serão entregues de maneira gradual, conforme a demanda, para evitar desperdícios.
Em relação à logística de distribuição das vacinas pelo Brasil, o diretor do PNI destacou os desafios complexos envolvidos pelo país devido à sua extensão territorial e diversidade. No entanto, ele afirmou que, mesmo diante dos desafios, todas as grades de vacinas do calendário básico foram enviadas no mês de dezembro, com estoques garantidos para as vacinas de meningite e coqueluche, visando atender a demanda dos próximos seis meses.