BRASIL – Alerta do Inmet: Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h atingem região norte do Brasil; veja as recomendações de segurança.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas que abrange uma extensa faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, incluindo também regiões do Pará e do Tocantins. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas de até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventanias que podem alcançar até 100 quilômetros por hora. Essas condições climáticas adversas representam um grande risco para a população, com possibilidade de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta emitido pelo Inmet é válido até as 10h desta segunda-feira e abrange quase 200 cidades desses estados. Classificado como nível laranja, o alerta indica um perigo iminente e a necessidade de precaução por parte dos moradores. Além disso, o instituto também emitiu um alerta de nível amarelo para cerca de 1,5 mil municípios de 13 estados e do Distrito Federal, onde são esperadas chuvas de até 55 mm/hora, acompanhadas de ventos intensos.

Diante dessas previsões, o Inmet orienta a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos durante as tempestades e a não buscar abrigo debaixo de árvores ou próximo a estruturas vulneráveis, como torres de transmissão. É fundamental seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de cada região para garantir a segurança de todos.

Além das chuvas intensas previstas para a região Norte, Sul e Nordeste do país, o Inmet também divulgou suas previsões para o mês de janeiro, indicando que a precipitação deve ficar dentro da média climatológica ou até mesmo acima em algumas regiões. No Sudeste, por exemplo, São Paulo e Rio de Janeiro devem receber chuvas acima da média, enquanto em Minas Gerais e Espírito Santo a precipitação será menor.

Em relação às temperaturas, o Inmet alerta para um calor acima do padrão para o mês de janeiro, com temperaturas médias ultrapassando os 28 graus Celsius, principalmente no Norte do país. É importante que a população esteja preparada para enfrentar essas condições climáticas e siga as orientações dos órgãos competentes para garantir a sua segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo