Desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Gov.br se tornou uma ferramenta essencial para facilitar processos burocráticos.
Um exemplo de como essa assinatura digital tem impactado positivamente a vida dos cidadãos é o caso de Wagner Lima, residente em Brasília há 18 anos. Ao adquirir um imóvel em Fortaleza, Lima utilizou a assinatura digital Gov.br para assinar toda a documentação, incluindo uma procuração, de forma remota, simplificando o processo e poupando tempo e recursos.
Além do uso em questões pessoais, a assinatura Gov.br também é aplicável em contratos administrativos e serviços públicos, oferecendo um alto nível de confiança e segurança, sendo associada de forma única a cada signatário.
A segurança do processo é garantida pela criptografia avançada e autenticação pela infraestrutura do Gov.br, segundo a secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti. Isso tem proporcionado aos usuários a comodidade de gerir contratos de forma remota, como é o caso de Eduardo Tosta, servidor público que utiliza a ferramenta há mais de três anos.
A ampliação do uso da assinatura digital Gov.br reflete o compromisso do governo em oferecer serviços públicos mais eficientes e acessíveis a todos os cidadãos. Com mais de 163 milhões de usuários e acesso a mais de 4.500 serviços digitais, a plataforma Gov.br se consolida como uma importante ferramenta para simplificar e agilizar processos administrativos no Brasil.