Os 18 atletas selecionados foram escolhidos dentro de um grupo de 24 jogadores pré-convocados pelo técnico Marcos Tatá em 20 de dezembro. Todos os jogadores passaram por avaliações durante os treinamentos realizados em São Paulo a partir de 26 de dezembro. Vale ressaltar que o Brasil garantiu sua vaga no Mundial de 2025 ao conquistar o título no Torneio Sul-Centro Americano no ano passado, derrotando a Argentina na final.
Esta será a 16ª participação consecutiva da seleção brasileira masculina em Mundiais de handebol. O melhor desempenho do Brasil até o momento foi em 2019, quando encerrou a competição na nona colocação. A Dinamarca, atual campeã mundial e um dos países-sede do Mundial de 2025, conquistou o tricampeonato consecutivo em 2023. Naquela ocasião, o Brasil terminou em 17º lugar na competição.
O Mundial de handebol contará com a participação de 32 seleções na primeira fase, divididas em oito grupos. Apenas as três primeiras colocadas de cada grupo avançarão para a segunda fase, onde disputarão em chaves de seis equipes cada. As duas melhores seleções de cada grupo na segunda fase garantirão vaga nas quartas de final, seguindo para a fase de mata-mata. A grande final está marcada para o dia 2 de fevereiro em Oslo, na Noruega.
Na primeira fase do Mundial, a seleção brasileira masculina enfrentará a Noruega no dia 15 de janeiro, Portugal no dia 17 de janeiro e os Estados Unidos no dia 19 de janeiro. O objetivo do Brasil é realizar uma excelente campanha no torneio e buscar um posicionamento de destaque entre as melhores equipes do mundo. A expectativa é de grandes confrontos e muita emoção durante toda a competição.