É interessante notar que esse valor é 21% maior do que a renda média do brasileiro, estimada em R$ 3.279 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, o montante ultrapassa em mais de duas vezes o salário mínimo nacional, que atualmente é de R$ 1.518,00.
No entanto, a pesquisa revelou que somente 59% dos entrevistados afirmaram ter se preparado financeiramente para arcar com essas despesas. Diante desse cenário, os especialistas da Serasa recomendam que as pessoas adotem medidas para equilibrar suas finanças, como a criação de uma planilha financeira para controlar os gastos.
Separar os gastos em categorias, como vitais (moradia, água, luz, transporte e alimentação), importantes (academia e atividades de lazer), anuais (matrículas escolares e impostos), emergenciais e supérfluos (streaming e delivery) pode ajudar os consumidores a priorizar suas despesas e evitar surpresas financeiras.
Para auxiliar nesse processo, a Serasa disponibiliza em seu site uma tabela financeira, que pode ser uma ferramenta útil para os consumidores controlarem melhor seus gastos e se prepararem para as despesas de início de ano. Por meio da organização e planejamento financeiro, é possível evitar o endividamento e manter a saúde financeira em dia.