BRASIL – Petrobras lança primeira chamada de propostas para aquisição de biometano alinhada à Lei do Combustível do Futuro.

A Petrobras deu um importante passo em direção à descarbonização de suas operações ao lançar, nesta segunda-feira (6), a primeira chamada de propostas para a aquisição de biometano. A empresa informou que essa iniciativa está alinhada com objetivos estratégicos de promover um portfólio de ofertas de gás mais sustentável e competitivo, com menor pegada de carbono.

A chamada de propostas prevê o recebimento de ofertas para contratação com entregas a partir de 2026, com prazos contratuais de até 11 anos, e recebimento em diferentes pontos de entrega, incluindo refinarias, usinas termelétricas, malha de transporte e malha de distribuição. Esse processo busca levantar as condições comerciais oferecidas pelo mercado devido à descarbonização gerada pela Lei do Combustível do Futuro.

Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, destacou a importância dessa iniciativa para a transição energética justa. Segundo ele, se houver uma resposta positiva dos produtores em relação à competitividade e oferta de biometano, a Petrobras pode adquirir volumes significativos desse insumo, contribuindo para o desenvolvimento de um ecossistema relacionado ao biometano em todo o país.

Além disso, a empresa ressalta que essa chamada de propostas tem o potencial de viabilizar investimentos em diversos setores, como o sucroalcooleiro, pecuário e de aterros sanitários, contribuindo não apenas para a geração de energia limpa, mas também para os processos de gestão de resíduos, trazendo benefícios para toda a sociedade.

Os pré-requisitos para participar da chamada de propostas incluem a apresentação de propostas comerciais, informações sobre a origem e movimentação do biometano, além do cumprimento dos requisitos de qualidade da ANP. A Petrobras aceitará propostas que incluam certificados de garantia de origem, facilitando a participação de produtores em pequena escala ou localidades com restrições logísticas.

Essa iniciativa da Petrobras reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a transição para uma economia de baixo carbono. O biometano, derivado do processo de purificação do biogás, apresenta-se como uma alternativa sustentável e versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações, desde a geração de energia renovável até a produção de fertilizantes. Com essa ação, a Petrobras reafirma seu papel de liderança no setor energético, impulsionando a transição para uma matriz mais limpa e sustentável.

Sair da versão mobile