O mês de dezembro também registrou números positivos, com 690.236 estrangeiros desembarcando no Brasil, o que representa um aumento de 11,1% em comparação ao mesmo período de 2023. Este foi o terceiro melhor dezembro da série histórica, segundo os dados divulgados.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul se destacaram como principais portas de entrada para os turistas estrangeiros em 2024. Além disso, estados como Roraima, Santa Catarina, Bahia e Pará registraram aumentos significativos no número de visitantes estrangeiros.
Os argentinos foram os que mais visitaram o Brasil, com mais de 1.953.548 desembarques registrados. Em seguida, os Estados Unidos e Chile ocuparam a segunda e terceira posição, respectivamente. Já Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou sobre os números positivos, destacando o trabalho de promoção da imagem do Brasil no exterior. O governo federal também anunciou investimentos para atração de novos voos em rotas nacionais, visando superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros anualmente e fomentar a economia nacional.
O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que busca consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Com expectativas de superar recordes e fortalecer a indústria do turismo, o país se mantém otimista em relação ao setor para os próximos anos.