ALAGOAS – Alagoas alcança crescimento recorde na emissão de carteiras de identidade em 2024, com aumento de mais de 57%

No último dia 08 de janeiro de 2025, o Instituto de Identificação de Alagoas divulgou dados impressionantes sobre a emissão de carteiras de identidade no estado. De acordo com o balanço apresentado, houve um aumento de mais de 57% na emissão de Carteiras de Identidade Nacional em 2024 em comparação com o ano anterior.

O total de 350.655 CINs foi emitido no ano passado, reflexo do alto índice de adesão da população alagoana ao serviço gratuito oferecido. Esse crescimento expressivo coloca Alagoas em destaque nacional, como o quarto estado com maior taxa de emissão de carteiras de identidade em relação à sua população.

O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, destacou que esse aumento na emissão das carteiras foi possível graças ao investimento em recursos humanos e na estrutura do órgão. A nomeação de novos papiloscopistas, a inauguração de novos postos e a participação em mutirões contribuíram para facilitar o acesso da população ao serviço de emissão de carteiras.

Os dados também revelaram que os jovens foram os mais beneficiados pela emissão de identidades, com destaque para a faixa etária de 15 a 19 anos. Além disso, as mulheres foram maioria na solicitação de documentos, representando 54,72% do total das emissões.

Outro dado relevante foi a emissão de documentos para pessoas com deficiência, com a maioria correspondendo a cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O governo estadual demonstrou comprometimento em ampliar a inclusão social, garantindo o acesso à documentação necessária para o exercício pleno dos direitos dos cidadãos, em especial das pessoas com deficiência.

Para alcançar a meta de transição para o novo modelo nacional de identidade até 2032, o Governo de Alagoas pretende investir ainda mais no Instituto de Identificação em 2025, com melhorias na infraestrutura, abertura de novos postos no interior do estado e parcerias para expandir o atendimento à população.

Sair da versão mobile