ALAGOAS – “HGE promove atividades de saúde mental em Janeiro Branco para servidores, pacientes e acompanhantes”

No dia 08 de janeiro de 2025, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, preparou uma programação especial voltada à saúde mental, envolvendo servidores, pacientes e acompanhantes, em alusão ao Janeiro Branco. O objetivo é alertar e reduzir o estigma em torno de transtornos mentais, transmitindo informações relevantes e acolhendo quem precisa de cuidados profissionais.

Durante todo o mês, diversas atividades serão promovidas diariamente no HGE, a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas. Profissionais do setor de psicologia, do Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão (Cais), da Rede de Atenção às Violências (RAV) e do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) integram essa iniciativa.

A coordenadora de psicologia do HGE, Soraya Suruagy, ressaltou a importância de levar conhecimento sobre saúde mental aos pacientes, explicando os sinais e sintomas de transtornos como depressão e ansiedade. O Cais fortalecerá o diálogo com pacientes que tentaram suicídio, enquanto a RAV se concentrará em pacientes que sofreram violência e têm danos emocionais.

O SQVT realizará visitas aos setores do hospital para conscientizar os servidores sobre a importância de cuidar da saúde mental e divulgar os serviços disponíveis gratuitamente, como atendimento psicológico e psiquiátrico. Os psicólogos assistenciais também abordarão a importância do equilíbrio emocional e mental durante o tratamento.

A campanha Janeiro Branco, criada há mais de uma década, busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e do bem-estar emocional. Relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de transtorno mental, sendo cerca de 14% desses casos em adolescentes.

O HGE se destaca ao promover ações dedicadas à saúde mental, visando melhorar a qualidade de vida de pacientes, servidores e acompanhantes, e contribuindo para a conscientização e redução do estigma em torno dos transtornos mentais.

Sair da versão mobile