O Comando de Policiamento da Região Sul (CPRSul) elaborou um planejamento que prevê a presença de cerca de 120 policiais militares por noite, entre os dias 9 e 11 de janeiro. Além disso, o 11º Batalhão contará com um efetivo extra de 54 militares, que realizarão o patrulhamento a pé em dois turnos. Nove viaturas, incluindo três do Bope, quatro do Batalhão Rodoviário e duas do Ambiental, também estarão presentes para o patrulhamento motorizado em Penedo durante as noites de festa.
Equipes da 1ª, 9ª e 10ª Companhias, cada uma com uma viatura policial, reforçarão a segurança nos eventos. Além disso, seis conjuntos de cavalaria do 3º Batalhão estarão no local dos shows. A Lei Seca também realizará operações na cidade de acordo com o planejamento estabelecido.
No dia da procissão terrestre e fluvial em homenagem ao santo, no domingo (12), a Polícia Militar terá um contingente de 84 policiais, incluindo duas guarnições do Batalhão Ambiental responsáveis pelo policiamento aquático.
O tenente-coronel Anaximandro Tenório, comandante do CPRSul, ressaltou a cooperação entre as equipes para garantir a segurança dos moradores de Penedo e dos turistas que visitarão a cidade durante as festividades. A ação integrada das unidades policiais promete assegurar um ambiente pacífico e protegido para todos os participantes do evento.