ALAGOAS – SSP lança programa Celular Seguro para recuperar aparelhos roubados e furtados, com devolução voluntária obrigatória para donos.

Nesta quinta-feira, dia 09 de janeiro de 2025, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas lançou o programa “Celular Seguro”, com o intuito de recuperar celulares furtados, roubados ou perdidos. A iniciativa consiste na notificação dos aparelhos e na devolução voluntária dos mesmos pelos proprietários. O objetivo principal é combater o comércio ilegal de celulares provenientes de atividades criminosas e restituí-los aos legítimos donos.

De acordo com o secretário-executivo da SSP, delegado José Carlos, a expectativa é que os roubos de celulares diminuam com a implementação deste programa. Ele ressalta que, com o tempo, adquirir um aparelho roubado se tornará uma desvantagem para o comprador, pois todos os dispositivos denunciados poderão ser rastreados e recuperados. Dessa forma, comprar celulares nessas condições deixará de ser uma opção viável.

O “Celular Seguro” será coordenado pelo chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, e pelo titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, delegado Sidney Tenório. Alagoas torna-se o terceiro estado brasileiro a adotar esse sistema, que já demonstrou êxito na redução dos índices de roubo e furto nos estados do Piauí e Amazonas.

A localização dos aparelhos será feita por meio do rastreamento dos smartphones utilizando o número IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel). As operadoras de telefonia móvel colaborarão com a SSP, fornecendo informações sobre a abertura de novas linhas em celulares irregulares. Aqueles com restrição receberão uma mensagem no WhatsApp do número oficial do programa, com instruções para a devolução na sede da SSP, em Maceió.

O coordenador do “Celular Seguro”, delegado Sidney Tenório, destaca a importância da colaboração da população, principalmente daqueles que adquiriram celulares ilegalmente. Caso não haja a devolução voluntária, uma equipe policial do programa fará a notificação pessoalmente. Aqueles que compraram aparelhos furtados ou roubados serão intimados a devolvê-los, evitando responsabilização criminal por receptação.

É essencial ressaltar que qualquer mensagem enviada por outros meios que não o número oficial do “Celular Seguro” deve ser desconsiderada. Em caso de suspeita de golpes, a orientação é registrar uma denúncia na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Virtual. Medidas simples, como o registro do IMEI em caso de perda ou roubo, são fundamentais para garantir a segurança e a integridade dos dispositivos móveis.

Sair da versão mobile