Exposição “Memórias do Inconsciente” mergulha na ancestralidade e identidade na Casa Jorge de Lima a partir de 11/1

No próximo sábado, dia 11 de janeiro, a Casa Jorge de Lima, em União dos Palmares, receberá a estreia da exposição “Memórias do Inconsciente”, do artista palmarino Jhonyson Nobre. A mostra promete uma imersão nas camadas que constituem a memória, a ancestralidade e a construção da identidade, por meio de pinturas, esculturas e instalações.

Ao longo dos últimos três anos, Jhonyson Nobre produziu um conjunto de obras que abordam as complexas relações entre afeto, dor, resistência e apagamentos históricos, permeadas por questões raciais. A exposição também trata de temas como miscigenação, colorismo, infância e o impacto das memórias coletivas e individuais sob a ótica de uma família negra do interior do Nordeste. Elementos visuais como raízes, bordados e a cor azul – simbolizando a negritude e a miscigenação – se destacam, conectando o íntimo à reflexão social mais ampla.

Esta exposição marca uma nova etapa na carreira de Jhonyson Nobre, que já participou de outras exposições coletivas de renome. Para o artista, trazer sua obra para sua cidade natal representa uma realização especial, principalmente por proporcionar ao público local a oportunidade de apreciá-la.

“União dos Palmares é uma cidade rica cultural e historicamente. Esta exposição busca trazer à tona memórias que muitas vezes são esquecidas ou negligenciadas, usando minhas próprias vivências para contar essas histórias. Pretendo também promover debates sobre temas como racismo, colorismo e miscigenação no Brasil. O fato de realizar isso na Casa Jorge de Lima, uma figura importante da cidade, torna tudo ainda mais especial”, destaca o artista.

A exposição “Memórias do Inconsciente” estará em exibição na Casa Jorge de Lima até o dia 11 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. A abertura oficial será no dia 11 de janeiro, às 19h30. Esta é uma oportunidade única para o público apreciar o trabalho de um artista local que dialoga de forma profunda e sensível sobre questões que permeiam a sociedade brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo