Na última semana, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em parceria com o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Alagoas (POP/AL) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL) lançaram o Portal de Conferências em Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta plataforma é pioneira e tem como objetivo o armazenamento e a organização de trabalhos acadêmicos produzidos em eventos realizados na região, consolidando Alagoas como um polo de inovação e pesquisa científica.
O evento piloto para este projeto foi o VI Seminário Integrado de Tecnologia da Informação (SITI), que ocorreu em outubro do ano passado em Maceió. Durante o evento, os colaboradores das instituições envolvidas visualizaram a eficácia da ferramenta ao aportar os trabalhos em um ambiente único, acessível e permanente. A plataforma, construída com base na tecnologia Open Journal Systems (OJS), permite hospedar os estudos de eventos públicos, privados, federais e de universidades, posicionando a região como um polo organizado de produção e disseminação científica.
Além de armazenar e indexar os anais de eventos científicos, o portal oferece uma nova possibilidade de gestão e análise estratégica para a Fapeal. A partir de agora, a instituição pode utilizar os indicadores gerados como norte para fontes de investimento e estratégias de novos editais, contribuindo diretamente para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento da ciência no estado.
A equipe da Fapeal garantiu que a plataforma atendesse a padrões internacionais de indexação e acessibilidade, oferecendo maior visibilidade às produções científicas. Além disso, o suporte técnico e a infraestrutura necessária para o funcionamento do portal foram disponibilizados sem custos adicionais para os organizadores dos eventos.
Com o lançamento do Portal de Conferências em Ciência, Tecnologia e Inovação, Alagoas reafirma seu compromisso com a pesquisa e a inovação, fortalecendo a memória científica do estado e fomentando a produção de novos conhecimentos. A iniciativa representa um avanço significativo que proporcionará ótimos frutos para o cenário científico estadual.