Fundada em 1990 e com sede em Brasília, a Conab é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Além disso, conta com superintendências regionais em todos os 26 estados do país, além de mais de 60 armazéns e graneleiros para estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população.
A estatal desempenha um papel estratégico ao fornecer informações técnicas ao governo federal, incluindo previsões de safra, custos de produção e armazenagem, posição dos estoques e indicadores de mercado. Esses levantamentos e estudos estão disponíveis para acesso público em seu portal institucional.
No total, o concurso prevê a abertura de 403 vagas para assistentes com salário inicial de R$ 3.459,87, nas áreas administrativa, técnico agrícola, tecnologia da informação e contabilidade. Além disso, há oportunidades para analistas com salário inicial de R$ 8.140,88, abrangendo formações como administração, engenharia, jornalismo, psicologia, entre outras.
Os novos empregados serão alocados na sede da Conab e nas superintendências regionais, recebendo além do salário inicial, benefícios como auxílio alimentação. A expectativa é de que o concurso atraia profissionais qualificados e contribua para o fortalecimento das atividades da estatal no abastecimento nacional.