A matéria, que originalmente foi ao ar em 21 de outubro, pode ser assistida no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emissora. Além disso, outra reportagem do mesmo programa, intitulada Clima extremo, conquistou o segundo lugar na mesma categoria e está disponível nos mesmos locais.
O programa vencedor destaca que o Brasil enfrentou um dos piores registros de queimadas em 2024, decorrentes de altas temperaturas e uma seca prolongada. O país chegou a ter níveis alarmantes de poluição do ar devido aos incêndios que se alastraram de forma intensa.
A reportagem premiada contou com o apoio de diversas instituições, como o Governo do Mato Grosso do Sul, ICMBio/PrevFogo – Ibama, Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap/MS), Zoológico de Brasília, Instituto Arara Azul e Instituto Caiman, que cederam imagens para a TV Brasil.
A influência da ação humana nas queimadas foi destacada no programa, com o coordenador de manejo integrado do fogo do ICMBio, João Morita, enfatizando que o fogo não surge espontaneamente e que a mão do homem foi a principal responsável pela destruição vista em 2024.
A reportagem também abordou o desmatamento do Cerrado e da Amazônia, com o cientista brasileiro Carlos Nobre fazendo previsões sombrias se a situação não for revertida. Ele alertou sobre o possível ponto de não retorno na degradação desses biomas e os impactos catastróficos que isso acarretaria em um futuro próximo.
O programa Caminhos da Reportagem, que está no ar há mais de uma década, é reconhecido por abordar temas relevantes de forma profunda e séria, levando aos telespectadores uma visão instigante e complexa sobre diferentes assuntos. A equipe de profissionais do programa recebeu inúmeras premiações importantes no meio jornalístico por seu trabalho minucioso e bem executado.
Não perca a exibição do Caminhos da Reportagem na TV Brasil nesta segunda-feira e acompanhe também as edições especiais disponíveis no site e no YouTube da emissora.