Alagoas em alerta: Inmet prevê intensidade de temporais com cortes de energia e ventos de até 100 km/h nesta quarta-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a intensidade de temporais que devem atingir diversas regiões de Alagoas nesta quarta-feira, 15. Segundo o Inmet, as chuvas serão mais intensas no Agreste e no Sertão do estado, com possibilidade de volume significativo de precipitação.

De acordo com o órgão, as regiões do Agreste e do Sertão já receberam um grande volume de chuvas e estão em estado de alerta vermelho em pelo menos 11 municípios, o que significa que há risco iminente de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Além disso, os ventos podem chegar a até 100 km/h e as chuvas podem atingir entre 50 e 100 mm/dia.

Além do alerta vermelho, o Inmet também emitiu um alerta amarelo para 91 cidades alagoanas, onde o acumulado de chuvas pode chegar a 50 mm/dia. Os efeitos esperados nesses locais são mais brandos, com possibilidade de alagamentos, mas sem risco de ventos intensos.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) está monitorando de perto as condições meteorológicas e os modelos numéricos de previsão do tempo. Segundo o órgão, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) associado à convergência de umidade e ventos quentes provocados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) são os principais responsáveis pela formação de instabilidade e persistência de nebulosidade convectiva na região.

Diante desse cenário, a recomendação é que a população evite sair de casa, procure observar a presença de fios elétricos soltos e caídos nas ruas e evite pisar em poças d’água. Além disso, é aconselhável desligar aparelhos elétricos em caso de descargas de energia.

As cidades afetadas pelo alerta vermelho incluem Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Já o alerta amarelo abrange os outros 91 municípios, com risco potencial de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo