O Núcleo de Defesa Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que a medida foi aplicada por meio da portaria número 1.111, datada de 13 de maio de 2024, e tem como foco a região produtora do grão. Durante esses 90 dias, não será permitido o cultivo da cultura e de plantas voluntárias, incluindo a semeadura, com o objetivo de quebrar o ciclo reprodutivo da praga e assim diminuir sua ocorrência no plantio seguinte.
A Portaria 306 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estabelece o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, com o intuito de fortalecer o sistema de produção agrícola da soja por meio de ações estratégicas de defesa sanitária vegetal, suporte na pesquisa e assistência técnica no controle e prevenção da praga.
Alagoas, que conta apenas com o plantio de soja de sequeiro, terá o período de semeadura entre 2 de abril e 10 de julho de 2025. Essa medida visa garantir a segurança e a qualidade da produção agrícola no estado, evitando perdas e prejuízos para os produtores locais.
Com a implementação dessas ações preventivas, a expectativa é que a cultura do grão em Alagoas possa se desenvolver de forma saudável e sustentável, contribuindo para o fortalecimento do setor agrícola e garantindo a segurança alimentar da população. Se todas as instruções forem seguidas corretamente, a praga da ferrugem asiática da soja poderá ser controlada e minimizada, trazendo benefícios para todo o estado.