As capacitações abordaram diversos eixos, tais como Cuidados Clínicos, Assistência Médica, Controle de Infecção Hospitalar, Diagnóstico por Imagem, Laboratório e Agência Transfusional, Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Reabilitação e Manejo Odontológico. Além disso, temas como Humanização e atendimento ao paciente, Gestão e organização do trabalho, Nutrição e dietética, Farmácia, Normas regulamentadoras, Saúde e Segurança do Trabalhador, Educação em Saúde e Manejo em Situações de Emergências Pediátricas também foram contemplados nas capacitações.
Cada profissional participou, em média, de 20 capacitações ao longo do ano, contribuindo para aprimorar a qualidade dos serviços prestados no hospital. O coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Bresser Diniz, ressaltou a importância da educação continuada no processo de formação dos profissionais, visando oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado.
Os treinamentos realizados colaboraram para a melhoria nos serviços especializados e integrais, centrados no paciente e em seus acompanhantes. Através da educação permanente, a resolução de problemas do dia a dia de trabalho foi priorizada, valorizando os saberes dos participantes e as metodologias ativas.
Profissionais, como o dentista Diego Alves, destacaram a importância das capacitações oferecidas pelo hospital para se manterem atualizados e aprimorarem constantemente o atendimento às crianças, garantindo um cuidado ainda mais qualificado e humanizado. Além disso, diversas ações de conscientização foram realizadas para acompanhantes e responsáveis, como o projeto Sala de Espera no ambulatório de especialidades.
Em suma, as mais de 160 capacitações promovidas pelo Hospital da Criança de Alagoas em 2024 contribuíram significativamente para fortalecer a qualidade e humanização no atendimento pediátrico, beneficiando milhares de profissionais e crianças atendidas pela instituição.