Durante o Fórum, foram compartilhadas boas práticas e estratégias de assistência perinatal por profissionais que atuam na área de atenção materna e neonatal. O foco do encontro foi o aprimoramento das práticas obstétricas e neonatais, incentivando a troca de experiências entre os participantes. Além disso, foi lançado o edital do Fórum de Boas Práticas, que permitirá às unidades de saúde apresentar suas iniciativas de sucesso na área.
O evento contou com a presença de profissionais da área de assistência ao parto, gestores municipais e hospitalares, epidemiologistas e demais interessados no tema. A programação incluiu ações realizadas em 2024, propostas para o próximo ano e o lançamento da nova planilha da Rede Alyne, programa do Governo Federal que visa reduzir a mortalidade materna e infantil no Brasil. A facilitadora do evento foi a fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher e assessora técnica da Rede Alyne/Sesau, Bárbara Rose Bezerra Alves Ferreira.
Durante o Fórum, foi apresentada uma retrospectiva da Rede Alyne, com os principais destaques, pontos positivos e de melhoria. A iniciativa visa sensibilizar gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância de melhorar a atenção ao parto e ao nascimento, além de construir alianças estratégicas para fortalecer a assistência materna e infantil.
Os interessados puderam se inscrever no evento através do site oficial para participar deste momento único de aprendizado e troca de conhecimentos em prol da saúde materna e infantil.