BRASIL – Professora Maysa Furlan e professor Cesar Martins assumem reitoria da Unesp até 2028, em gestão simbólica de maturidade.

A partir desta quarta-feira (15), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) terá uma nova reitora e vice-reitor. A professora Maysa Furlan, do Instituto de Química (IQ) no campus de Araraquara, assumirá o cargo de reitora, enquanto o professor Cesar Martins, do Instituto de Biociências (IBB) no campus de Botucatu, será o vice-reitor. A gestão desses professores está prevista para durar até o ano de 2028.

Maysa Furlan se tornará a primeira reitora na história da Unesp e a terceira liderança consecutiva formada pela própria universidade. Ela será a 13ª pessoa a ocupar o cargo de reitora, sendo a 11ª durante o período conhecido como “Unesp democrática”, que iniciou na reabertura política dos anos 1980. Além disso, Maysa Furlan é uma pesquisadora reconhecida em sua área, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Em 2021, ela recebeu a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química por sua contribuição para o desenvolvimento da área.

Cesar Martins, o novo vice-reitor, possui experiência como diretor do Instituto de Biociências do campus de Botucatu por quatro anos. Em janeiro de 2021, ele assumiu a função de chefe de gabinete da reitoria. Martins também foi diretor-presidente da Fundação do Instituto de Biociências (FundBio) e tem ampla experiência acadêmica nas áreas de Evolução Genômica e Cromossômica e Divulgação Científica.

A Unesp, considerada uma das principais universidades do país, conta com 34 unidades universitárias distribuídas em 24 campus, sendo a maior parte no interior do estado. Com um orçamento de R$ 4,69 bilhões em 2025, sendo 90,83% provenientes da cota-parte do ICMS, a Unesp é reconhecida como uma instituição de ensino pública e gratuita, com mais de 31 mil estudantes de graduação e 12,7 mil alunos de pós-graduação.

Recentemente, a Unesp foi apontada como a segunda universidade do país em termos de produção científica, de acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo em vista a base de dados de periódicos científicos Web of Science/Clarivate. Com uma trajetória de excelência acadêmica e contribuições significativas para a ciência, a Unesp se destaca como uma instituição de renome no cenário educacional brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo