O Programa Celular Seguro é uma iniciativa inovadora que tem como principal objetivo combater a criminalidade relacionada ao roubo e furto de celulares. Alagoas é o terceiro estado do país a adotar esse sistema, que já demonstrou resultados positivos na redução dos índices de criminalidade nos estados do Piauí e Amazonas. O programa utiliza o rastreamento dos smartphones através do número IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) para localizar os aparelhos e instruir as pessoas envolvidas.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, os aparelhos recuperados serão devolvidos gradualmente aos seus legítimos donos. O coordenador do programa, delegado Sidney Tenório, destacou a importância da colaboração da população e explicou que a primeira etapa do programa tem como meta recuperar quatro mil aparelhos roubados, priorizando os casos mais recentes.
O tenente-coronel Raumário Jerônimo, vice-coordenador do Programa Celular Seguro, ressaltou a participação ativa da população nesse processo e destacou a importância do apoio das Polícias Civil e Militar, assim como do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado da Prevenção à Violência. A ação conta com a colaboração das empresas de telefonia móvel, que fornecem informações cruciais para a recuperação dos aparelhos.
É fundamental que a população esteja atenta e participe ativamente desse programa, garantindo mais segurança e tranquilidade para todos. Em caso de dúvidas ou suspeitas de golpes, as autoridades competentes devem ser acionadas para garantir a eficácia do Programa Celular Seguro.