ALAGOAS – Seagri e Iteral destacam importância da mecanização na agricultura familiar para o aumento da produção e redução de custos.

No dia 16 de janeiro de 2025, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) destacaram a importância da mecanização para a agricultura familiar. Com o recente anúncio da entrega de tratores para os municípios de Pão de Açúcar, Olivença, Jequiá da Praia e União dos Palmares, cerca de 1.600 famílias de agricultores serão beneficiadas, fortalecendo a produção agrícola e contribuindo para o aumento da escala de produção e a redução dos custos.

Os equipamentos entregues são modernos, cabinados e equipados com ar-condicionado, tração 4×4, isolamento acústico e sistema de bloqueio do diferencial. O investimento foi superior a R$ 930 milhões, visando aumentar a competitividade da agricultura familiar e promover o desenvolvimento da zona rural no estado de Alagoas.

Durante a solenidade de anúncio dos equipamentos, o governador Paulo Dantas ressaltou a importância de viabilizar que os pequenos produtores rurais produzam com tecnologia e inovação, ampliando sua rentabilidade e lucratividade, além de manter o homem no campo. A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, enfatizou que a mecanização agrícola representa um avanço significativo para os pequenos produtores executarem tarefas com mais eficiência e facilidade.

Além disso, o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, celebrou a entrega dos equipamentos, ressaltando a importância de oferecer condições para que os homens e mulheres do campo possam produzir e viver dignamente. O governo de Alagoas mostra seu compromisso com o avanço da mecanização da agricultura familiar nos municípios alagoanos, promovendo o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis nos assentamentos e acampamentos da reforma agrária.

Sair da versão mobile