O alerta é válido para a região metropolitana de Porto Alegre, além de uma extensa área da Serra Geral, Vales, Costa Doce, litoral norte e extremo sul gaúcho. A recomendação é que a população esteja atenta aos informes dos órgãos oficiais municipais e conheça os planos de contingência locais para saber como identificar os riscos e agir em caso de necessidade. Em situações de condições adversas severas, as pessoas devem buscar abrigo imediatamente.
De acordo com a Defesa Civil estadual, o temporal que atingiu a cidade de Campo Bom, no Vale do Rio dos Sinos, a cerca de 50 quilômetros de Porto Alegre, destelhou parcialmente ao menos 28 imóveis. Outras cinco casas foram afetadas em Caxias do Sul, além de danos registrados em Novo Hamburgo e em Piratini.
Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal emitiu um alerta preventivo devido à possibilidade de tempestades com fortes rajadas de vento ocorrerem até as 18 horas de hoje. Ontem (16), uma chuva intensa causou alagamentos em diversos pontos da cidade, interrompendo o tráfego de veículos. Houve relatos de queda de granizo em alguns bairros, resultando na mobilização de órgãos municipais para a remoção de árvores e galhos caídos. Um imóvel foi parcialmente destelhado e uma pessoa ficou ferida pela queda de um painel.
Diante da situação, a Defesa Civil recomenda que a população evite áreas alagadas e esteja atenta à possibilidade de quedas de galhos de árvores e outras consequências das chuvas e ventos fortes. O órgão ainda orienta as pessoas a buscarem abrigo em locais seguros durante tempestades, mantendo distância de postes, árvores e estruturas suscetíveis a serem derrubadas pelas rajadas de vento. A prevenção e a segurança da população são as prioridades diante das condições climáticas adversas no estado gaúcho.