BRASIL – Inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 começam na próxima sexta-feira em instituições privadas de ensino superior

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 está com inscrições abertas para estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam concorrer a bolsas integrais e parciais em cursos de graduação oferecidos por instituições privadas de ensino superior. O prazo para se inscrever vai até o dia 28 de janeiro, com a divulgação do resultado da primeira chamada prevista para o dia 4 de fevereiro, através do Portal de Acesso Único.

Para participar, os interessados precisam atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, como ter cursado o ensino médio em escola pública, sido bolsista em instituição privada, possuir alguma deficiência ou ser professor da rede pública. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, sendo necessário ter participado do Enem entre os anos de 2023 e 2024, com média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

A consulta sobre a disponibilidade de bolsas por instituição, curso e turno estará disponível a partir do dia 13 de janeiro. Os candidatos poderão concorrer tanto às bolsas de ampla concorrência quanto às voltadas para políticas afirmativas, destinadas a pessoas com deficiência e autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Outra novidade é o programa Pé-de-Meia Licenciatura, recentemente lançado pelo governo federal, destinado a candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 650 pontos na média das provas do Enem e buscam uma bolsa de licenciatura na modalidade presencial. Cada estudante selecionado receberá um total de R$ 1.050 durante o período regular de integralização do curso, como parte das comemorações pelos 20 anos de criação do Prouni, instituído pela Lei nº 11.096 em 2005.

Além disso, os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni entre os dias 26 e 27 de março. A lista estará disponível para consulta no Portal Único de Acesso a partir do dia 1º de abril.

Sair da versão mobile