Inspirada na renomada Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Flipelô teve início em 2017 e é organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, com o objetivo de preservar a memória do escritor baiano e estimular a literatura, principalmente entre os jovens. Angela Fraga, diretora-executiva da instituição, destaca a importância do evento e o seu crescimento ao longo dos anos.
“A Flipelô se consolidou no calendário nacional das festas literárias. Talvez sejamos a maior entre todas, com uma programação toda gratuita. Fomos abraçados pela comunidade do Pelourinho, que contribui significativamente para a organização da festa. A cada edição, aumenta o público baiano e de outros estados. No ano passado, mais de 250 mil pessoas participaram do evento no Centro Histórico”, ressalta Angela Fraga.
Em 2024, a Festa Literária homenageou o poeta e cantor Raul Seixas. Para a edição deste ano, o nome do homenageado ainda não foi divulgado, mas a diretora-executiva adianta que será uma personalidade da Bahia e amiga de Jorge Amado. O anúncio oficial deve ser feito no próximo mês, aguçando a curiosidade dos participantes e amantes da literatura.
Com uma programação diversificada e atrações para todos os públicos, a Flipelô promete reunir mais uma vez amantes da leitura, artistas, intelectuais e curiosos para celebrar a literatura e a cultura baiana. O evento é uma oportunidade única de mergulhar no universo literário e de se emocionar com as histórias e poesias que serão compartilhadas durante os cinco dias de festa.