BRASIL – Ministério da Saúde intensifica campanha contra arboviroses após aumento de casos de dengue no início de 2025

O Brasil enfrenta uma grave crise de saúde pública neste início de 2025, com mais de 93 mil casos prováveis de dengue registrados, além de 11 mortes confirmadas e 104 em investigação. Diante desse cenário preocupante, o Ministério da Saúde decidiu intensificar as ações de conscientização e combate às arboviroses, como dengue, Zika e chikungunya.

A campanha de conscientização tem como foco alertar a população sobre os sintomas das doenças, incentivando a busca por unidades básicas de saúde diante de sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos. A iniciativa está sendo direcionada principalmente aos estados com tendência de aumento de casos, como Acre, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros.

Além disso, a população está sendo orientada a eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, dedicando 10 minutos por semana para controlar os focos de reprodução do vetor. Segundo o ministério, a campanha faz parte de um esforço do governo federal para reforçar a vigilância e prevenção das arboviroses, especialmente durante o período chuvoso.

Uma das estratégias preventivas destacadas é a vacinação contra a dengue, mas a disponibilidade de doses ainda depende do fornecimento pelos fabricantes. Atualmente, a vacina Qdenga está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

Para coordenar as ações de combate às arboviroses, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue). O objetivo é planejar e responder de forma integrada, em diálogo constante com estados, municípios, pesquisadores e outras instituições.

A expectativa para 2025 é de um aumento na incidência de casos de dengue em pelo menos seis estados brasileiros, que estão sendo monitorados de perto. Nesta quarta-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reunirá com representantes de diversos setores para alinhar estratégias e ações de controle da dengue e outras arboviroses, em mais uma medida do Ministério da Saúde para enfrentar essa crise de saúde pública.

Sair da versão mobile