Segundo a enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira, é fundamental que crianças nessa faixa etária recebam a vacina. Além disso, ela explicou que após os cinco anos de idade, apenas as que integram os grupos prioritários receberão uma dose de reforço.
A vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias ocorre em três doses, sendo a primeira aos seis meses de idade, a segunda após um intervalo de 4 semanas e a terceira após 8 semanas da segunda dose. A infectologista Luciana Pacheco enfatizou que as crianças que não foram vacinadas ou que estão com doses atrasadas podem completar o esquema de três doses respeitando os intervalos recomendados.
De acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde, entre os anos de 2021 e 2025, apenas uma pequena porcentagem de crianças recebeu as doses necessárias da vacina contra a Covid-19. O secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a importância da vacinação, destacando que é segura e fundamental para prevenir diversas doenças.
Portanto, é essencial que os pais e responsáveis levem suas crianças aos postos de vacinação para garantir a imunização adequada. A vacina é o principal meio de conter a disseminação da doença e proteger a saúde de toda a população. A Sesau segue acompanhando de perto a campanha de vacinação e disponibilizando a imunização em todos os postos de saúde no estado de Alagoas.