Anteriormente, os voluntários do Inca dedicavam quatro horas semanais, de segunda-feira a sexta-feira, para as atividades. Agora, porém, a direção do INCAvoluntário está permitindo que essas horas sejam divididas de acordo com a disponibilidade de cada voluntário. Essa mudança tem como objetivo atrair mais pessoas interessadas em contribuir com o trabalho solidário, principalmente aquelas que possuem empregos formais.
A gerente-geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira, explicou a motivação por trás dessa flexibilização: “Quem trabalha contratado por uma empresa, mesmo em regime de home office, tem uma agenda mais restrita do que os profissionais autônomos. Por isso, decidimos flexibilizar a carga horária, pois precisamos de mais voluntários até 2025. Temos muito a fazer pelos pacientes do Instituto”.
As inscrições para se tornar voluntário no Instituto Nacional de Câncer estão abertas até o dia 20 de fevereiro e podem ser feitas através do site do INCAvoluntário. Atualmente, o instituto conta com 220 voluntários e espera conseguir mais 200 para ampliar suas ações nos quatro hospitais do Rio de Janeiro, bem como em atividades fora do ambiente hospitalar.
Além da flexibilidade de horário, alguns pré-requisitos são necessários para ser voluntário no Inca, como ter mais de 18 anos, respeitar a neutralidade religiosa, não ser profissional ou estudante da área de saúde e, caso tenha histórico de câncer pessoal ou familiar, estar em fase de controle há pelo menos um ano.
O trabalho voluntário realizado no Instituto inclui ações de humanização nos hospitais, triagem de doações, organização de estoques e atividades como aulas de artesanato e idiomas. Em 2024, mais de 14 mil pacientes foram beneficiados pelas ações do INCAvoluntário, que distribuiu mais de 5,6 mil bolsas de doação contendo itens como leite em pó, fraldas e produtos de higiene pessoal.
A gerente do INCAvoluntário destaca a importância dessas ações: “Esses números não são apenas estatísticas, representam vidas tocadas, famílias amparadas e sonhos realizados”. O trabalho voluntário não só beneficia os pacientes, mas também traz um novo sentido para a vida daqueles que se envolvem, transformando tanto a vida pessoal quanto profissional.
Portanto, se você deseja contribuir de forma significativa para a sociedade e fazer a diferença na vida das pessoas, o trabalho voluntário no Instituto Nacional de Câncer pode ser a oportunidade ideal para você. Junte-se a essa causa e faça parte da equipe que está fazendo a diferença na luta contra o câncer.