Segundo informações divulgadas pelas autoridades, o suspeito estava armado e envolvido no tráfico de drogas, além de aliciar menores para a prática ilícita em um condomínio de Satuba. Ao chegarem ao local indicado, os policiais foram recebidos a tiros, resultando no confronto que culminou na morte de Índio. Mesmo sendo socorrido, o líder da facção não resistiu aos ferimentos.
O tenente Miguel, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), afirmou que José Márcio era considerado extremamente perigoso, acumulando diversas condenações por tráfico de drogas, homicídios e associação criminosa, somando mais de 100 anos de reclusão. Mesmo após passar mais de 15 anos na prisão, o criminoso estava em liberdade condicional, monitorado por tornozeleira eletrônica.
Com a morte do líder do tráfico, as autoridades de segurança pública trabalham em conjunto com o serviço de inteligência para identificar possíveis cúmplices e avaliar o impacto dessa operação no controle do crime organizado na região do Vale do Reginaldo. A comunidade local espera que a ação policial traga mais tranquilidade e segurança para a região, que vinha sofrendo com a atuação criminosa de traficantes.
Dessa forma, a operação bem-sucedida da Polícia Militar mostra o comprometimento das forças de segurança em combater o crime e proteger a população, demonstrando a importância da colaboração da sociedade através de denúncias para a desarticulação de organizações criminosas.