Os resultados da pesquisa apontam que 37% dos aposentados admitem não ter se planejado financeiramente para parar de trabalhar, e 53% precisaram continuar trabalhando para complementar a renda. Entre aqueles que fizeram um planejamento, 70% começaram a buscar uma renda adicional cinco anos antes de se aposentar.
Além disso, o estudo mostrou que 48% dos aposentados relatam sentir instabilidade financeira, 45% têm receio de endividamento e 64% não consideram o valor da aposentadoria suficiente para manter seu padrão de vida.
O maior gasto dos aposentados é com alimentação, seguido pelos custos com saúde. De acordo com a pesquisa, 60% dos aposentados já precisaram recorrer a crédito ou empréstimos para auxiliar nessas despesas essenciais.
O especialista da Serasa em educação financeira, Thiago Ramos, ressalta a importância do planejamento financeiro para aqueles que estão prestes a se aposentar. Ele destaca a necessidade de prever os ganhos e gastos futuros, principalmente para aqueles que desejam parar de trabalhar logo após receber o benefício da aposentadoria.
Para aqueles que já se aposentaram e enfrentam dificuldades, a orientação é criar um controle financeiro e ajustar despesas de acordo com a realidade. Portanto, a educação financeira é essencial em todas as fases da vida, especialmente no momento de transição para a aposentadoria.