BRASIL – Equipe da ONU encerra visita a Belém para acompanhar preparativos da COP30 em clima de progresso e avanços.

A equipe da Secretaria das Nações Unidas para a Mudança do Clima (UNFCCC) encerrou nesta sexta-feira (24) uma missão de cinco dias em Belém para acompanhar as ações e conhecer os planos de trabalho para a 30ª Conferência sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro. Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto os espaços da COP, as obras em andamento, como o Parque da Cidade, os hotéis que servirão como acomodações e o Porto de Outeiro, que está sendo adaptado para receber transatlânticos.

A secretária-executiva adjunta da UNFCCC, Noura Hamladji, que liderou a missão, ressaltou os avanços desde a última visita da ONU à cidade. Ela destacou que o principal objetivo da visita foi apoiar as equipes que estão trabalhando nos preparativos da conferência, compartilhando experiências e conselhos preciosos para garantir o sucesso do evento.

Durante uma entrevista à imprensa na sede do governo do Pará, em Belém, a representante da ONU, juntamente com o presidente da COP30 Amazônia, o governador do estado do Pará e outros representantes, apresentaram um balanço das atividades e o plano de trabalho para a COP30. Noura enfatizou que a preparação da conferência é um desafio logístico e político para qualquer país, devido à magnitude do evento e à duração das negociações.

A representante da UNFCCC agradeceu a hospitalidade da cidade de Belém e destacou a importância de sediar a COP30 no coração da Amazônia, considerando isso como um símbolo poderoso para os debates sobre as urgências climáticas. Ela ressaltou a experiência humana de cultura, gastronomia e história proporcionada pela região amazônica.

A visita da equipe da UNFCCC a Belém foi fundamental para garantir uma preparação eficiente e uma colaboração entre as equipes envolvidas na organização da COP30, visando o sucesso da conferência e a construção de soluções eficazes para enfrentar as mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo