BRASIL – Petrobras anuncia redução de 1% no preço do gás natural para distribuidoras a partir de fevereiro

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (30) a aplicação de uma redução média de 1% nos preços do gás natural, em relação ao trimestre anterior, que passará a valer a partir do dia 1º de fevereiro. De acordo com a empresa, os contratos estabelecidos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, atrelando essa variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio Real/Dólar (R$/US$). Para o trimestre que se inicia em fevereiro, houve uma queda de 6% no preço do petróleo (Brent) e uma depreciação de 5,3% na taxa de câmbio.

Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendida às distribuidoras pela Petrobras acumula uma redução de até 23%, incluindo os efeitos da redução de 1% em fevereiro deste ano, bem como a aplicação dos prêmios por performance e de incentivo à demanda, aprovados em maio e outubro de 2024, respectivamente.

É importante ressaltar que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda pela Petrobras, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, suas margens e pelos tributos federais e estaduais. No caso do Gás Natural Veicular (GNV), os custos dos postos de revenda também são considerados.

A Petrobras destaca que o ajuste anunciado para o dia 1º de fevereiro não se refere ao preço do gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel. A empresa reforça seu compromisso em continuar monitorando o mercado e buscando oferecer preços competitivos e justos para os consumidores.

Botão Voltar ao topo