BRASIL – Hugo Motta é eleito o mais jovem presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno com amplo apoio parlamentar

O jovem deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) fez história neste sábado (1º) ao ser eleito, em primeiro turno, como presidente da Câmara dos Deputados, com um total de 444 votos dos 513 deputados. Aos 35 anos, Motta será o mais jovem presidente da Casa desde a redemocratização do país, apesar de ter quatro mandatos consecutivos como deputado federal pela Paraíba.

Considerado o franco favorito na disputa, Hugo Motta foi amplamente apoiado por 17 dos 20 partidos com assento na Câmara, o que demonstrou o amplo apoio que ele recebeu dentre os seus pares. Para vencer em turno único, Motta precisava de pelo menos a maioria absoluta de apoio (257 votos), mas conseguiu ultrapassar essa marca e conquistou a confiança de praticamente todo o espectro partidário.

Embora a votação não tenha superado a obtida por Arthur Lira (PP-AL) em fevereiro de 2023, quando ele foi reeleito com um recorde de 464 deputados votando a seu favor, a vitória de Motta foi bastante expressiva. Seus concorrentes, Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), obtiveram 31 e 22 votos, respectivamente, com dois votos em branco sendo registrados.

Após a proclamação do resultado, Hugo Motta foi chamado à mesa para assinar o termo de posse e ocupar a cadeira antes ocupada por Lira. O bloco que elegeu Motta reúne partidos como PT, PL, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, entre outros, totalizando 494 dos 513 deputados federais.

O novo presidente da Câmara dos Deputados terá um mandato que vai até fevereiro de 2027, sendo responsável por definir a pauta de votações do plenário e supervisionar os trabalhos da instituição. Além disso, o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória de presidente da República, integrando importantes órgãos de decisão do país.

Nascido em João Pessoa (PB), em 1989, Hugo Motta é médico e possui uma família com tradição política na Paraíba. Reconhecido por seu perfil conciliador e bom trânsito político, Motta é conhecido por sua influência tanto na esquerda quanto na direita, além de ter apoio do segmento empresarial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já parabenizou Motta pela eleição, destacando a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo.

No Senado Federal, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) também foi eleito presidente da instituição, demonstrando a renovação do cenário político brasileiro nas casas legislativas. Essas mudanças apontam para um novo momento na política nacional, com novas lideranças assumindo papéis de destaque e responsabilidade.

Sair da versão mobile