Com uma carga horária total de 40 horas, divididas em 4 módulos e 5 oficinas, o curso combina a modalidade presencial com a online. Esta é a primeira vez que a área de saúde ocupacional adota esse modelo de formação. O curso será concluído no dia 27 de fevereiro de 2025 e aborda temas como Segurança e legislação, Saúde e Segurança do Trabalho, Ergonomia, Riscos Ambientais, Inspeções de Segurança e Investigação de Acidentes, Equipamento de Proteção Individual e Coletiva, Gestão de Riscos Ocupacionais e Prevenção e Segurança do Trabalho.
Os encontros presenciais estão programados para os dias 11, 18, 25 e 27 deste mês. O engenheiro de segurança do trabalho, João de Jesus, da GNASST, destacou a importância da Cipa na consolidação da segurança no ambiente de trabalho, buscando evitar riscos de acidentes e prejuízos à saúde dos trabalhadores.
O curso conta com a participação de 40 servidores de diversos órgãos de saúde do Estado e está sendo ministrado por especialistas da área. Para a vice-presidente da Cipa, Maria Verônica Pereira da Silva, eleita pelos servidores, o curso é fundamental para que os servidores possam contribuir para a melhoria das condições de trabalho e a redução de riscos de acidentes.
Dessa forma, a iniciativa da Superintendência de Valorização de Pessoas em parceria com a Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde e a Gerência do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador busca promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os colaboradores da saúde.