A convocação foi feita por meio da Resolução nº 01/2025, publicada no Diário Oficial do Estado. O presidente do CEDPD, professor Edmilson Sá, ressaltou a importância da participação de todas as entidades nesse processo. Segundo ele, é fundamental que as instituições que atendem às pessoas com deficiência se cadastrem para fortalecer a construção da rede de apoio e torná-la mais eficiente em prol das pessoas com deficiência em Alagoas.
O cadastro permitirá que as entidades e organizações estejam aptas a participar das discussões e decisões relacionadas às políticas de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Para as entidades e organizações interessadas em realizar o cadastro, basta acessar o link disponibilizado.
O CEDPD é um órgão paritário com função consultiva, deliberativa, controladora e fiscalizadora da política de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Entre suas atribuições, está o cadastramento de entidades e organizações de atenção à pessoa com deficiência, cuja área de atuação abrange o território estadual.
A participação ativa das entidades e organizações nesse processo é fundamental para garantir a eficácia da rede de apoio às pessoas com deficiência em Alagoas. O cadastro é um passo importante para fortalecer as políticas de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e garantir o acesso adequado aos serviços necessários.