Para participar da doação de sangue, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, com documentos oficiais.
É importante ressaltar que pessoas que tiveram certas doenças, como hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, AIDS ou sífilis, não podem doar sangue. Além disso, indivíduos que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação nos últimos 12 meses também estão temporariamente impedidos de doar.
Aqueles que tenham consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação também não são elegíveis para o procedimento. É recomendado dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação. Doadores regulares devem respeitar um intervalo mínimo de três meses (para mulheres) ou dois meses (para homens) antes de realizar uma nova doação.
Portanto, se você deseja contribuir para manter os estoques de sangue em níveis adequados e ajudar a salvar vidas, compareça a um dos pontos de coleta externa nesta quinta-feira. Sua doação pode fazer toda a diferença para alguém que necessita de transfusão sanguínea.