Segundo a ABF, esse resultado está diretamente ligado à melhora do cenário econômico, impulsionado pela recuperação do consumo, baixo índice de desemprego, aumento da renda e do poder de compra das famílias. O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, ressaltou que o mercado de trabalho forte e a circulação de mais dinheiro na economia, apesar dos impactos inflacionários, foram os principais fatores que impulsionaram o crescimento do setor de franquias no Brasil, superando as expectativas iniciais.
Os segmentos que mais se destacaram em crescimento em 2024 foram Entretenimento e Lazer, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação do tipo Food Service e Alimentação no Comércio e Distribuição.
No ranking das principais franquias do país, a Cacau Show manteve a liderança pelo terceiro ano consecutivo, com um total de 4.216 operações e um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior. Em seguida, aparecem O Boticário, com 3.746 operações, McDonald’s com 2.704 e Colchões Ortobom com 2.387. Uma surpresa foi a rede Lubrax+, que subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.
O setor de franquias demonstra um cenário promissor e de crescimento contínuo, refletindo a resiliência do mercado e a capacidade de adaptação das empresas a diferentes contextos econômicos. A expectativa é que a tendência de crescimento se mantenha nos próximos anos, impulsionando o desenvolvimento econômico do país.