BRASIL – Operação Verão em São Paulo resulta em queda de 25% nos roubos e aumento de 33% nas prisões no litoral paulista

O governo do estado de São Paulo divulgou, neste sábado (8), o balanço da Operação Verão, que teve como principal objetivo reforçar o policiamento ostensivo em todo o litoral paulista. Encerrada na última sexta-feira (7), a ação resultou em uma queda de 25% nos índices de roubos na região em comparação com a edição anterior da operação, segundo informações da Polícia Militar (PM).

Além disso, o governo estadual comemorou o crescimento de 33% no número de prisões realizadas na região. De acordo com o balanço, a Polícia Militar deteve 713 pessoas em todo o litoral paulista, um aumento significativo em relação às 537 prisões efetuadas na operação anterior, das quais 241 dos detidos eram procurados pela Justiça.

A Operação Verão teve início no dia 18 de dezembro e contou com a iniciativa do governo do estado de deslocar efetivos e recursos extras de pagamento e custeio por meio de operações como a Escudo e a Verão. A medida ganhou destaque com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo sob o comando de Guilherme Derrite, titular da pasta desde o início da gestão Tarcísio de Freitas, coincidindo com um aumento significativo de confrontos violentos e mortes de policiais e civis.

Durante a Operação Verão 2023-2024, houve um aumento no número de mortes no Guarujá, litoral sul do estado, com 56 registros de mortes em confrontos com a polícia em cidades como Santos, São Vicente e Praia Grande. Esses incidentes levaram a denúncias de violações dos direitos humanos, resultando em pelo menos cinco policiais respondendo a processos por homicídio e outros crimes.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, destacou o sucesso da operação, ressaltando que os números são indicativos de que vidas estão sendo salvas e que a população que passa as férias no litoral pode contar com a Polícia Militar como guardiã.

Além das prisões e da redução nos índices de roubos, a Operação Verão resultou na recuperação de 91 veículos, um aumento em relação à edição anterior, e na apreensão de 111 quilos de drogas, um crescimento de 9%. As equipes atenderam 16 cidades com o reforço de 377 viaturas e três aeronaves do Comando de Aviação da Polícia Militar. Os bombeiros também tiveram atuação destacada na prevenção de acidentes aquáticos, com 321 guarda-vidas atendendo aos banhistas e realizando 1,5 mil atendimentos em situações de risco para afogamento, o que resultou na triste notícia de 36 mortes de turistas, sendo parte deles banhistas, durante o período da operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo