ALAGOAS – Exposição “Memórias Soterradas” no Complexo Cultural Teatro Deodoro traz reflexões sobre desastre socioambiental em Maceió

No dia 10 de fevereiro de 2025, o Complexo Cultural Teatro Deodoro, localizado em Maceió, Alagoas, recebeu a abertura da exposição “Memórias Soterradas”. A mostra, promovida pela segunda edição do projeto Cidade de Afetos, ficará em cartaz até o dia 8 de março, convidando o público a uma imersão nas histórias, memórias e expressões artísticas das comunidades impactadas pelo colapso causado pela mineração da Braskem.

“Memórias Soterradas” é fruto de um intenso trabalho coletivo realizado pelo projeto Cidade de Afetos, que se dedica à educação patrimonial e à criação artística colaborativa. O projeto iniciou suas atividades com moradores e ex-moradores dos bairros diretamente afetados pelo desastre, como Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol, e expandiu suas ações para outras comunidades na região.

A exposição promete não só apresentar produções artísticas significativas, mas também estimular a reflexão sobre a importância da preservação patrimonial e da escuta ativa das memórias coletivas. A abertura do evento contou com a presença de diversos visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto as obras e manifestações culturais presentes na exposição.

A coordenadora do projeto, Isadora Padilha, ressaltou a importância de ressignificar as memórias das comunidades impactadas e transformar dores e perdas em formas de expressão cultural potentes. A exposição estará aberta de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 14h às 17h, com entrada gratuita para o público.

A iniciativa visa preservar e valorizar as referências culturais dessas comunidades e destacar a importância da arte e da ressignificação de vivências e memórias como ferramentas fundamentais nesse processo. A mostra promete ser uma oportunidade imperdível para os amantes da cultura e da história local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo