Neste ciclo, estão sendo ofertados 332 blocos exploratórios de petróleo e gás natural, o que representa uma excelente oportunidade para as empresas que buscam expandir seus negócios neste setor. A sessão pública de apresentação de ofertas do 5º ciclo está marcada para o dia 17 de junho, e promete reunir diversos players do mercado em busca de novas oportunidades de investimento.
A oferta permanente é uma iniciativa que visa incluir blocos exploratórios devolvidos ou não arrematados em leilões anteriores, permitindo que estes blocos recebam propostas de forma contínua. As empresas interessadas podem manifestar seu interesse a qualquer momento, o que torna o processo ainda mais dinâmico e atrativo para os investidores.
Desde a implementação da oferta permanente em 2019, já foram realizados cinco ciclos sob o regime de concessão e dois sob o regime de partilha. No primeiro caso, os contratos firmados preveem o pagamento de bônus de assinatura e royalties à União, colocando as petrolíferas como proprietárias de toda a produção e assumindo os riscos do investimento.
Com a divulgação do cronograma do 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão, o setor de petróleo e gás natural no Brasil segue em constante movimento e abrindo novas oportunidades para investidores. A expectativa é de que o evento seja um sucesso e promova ainda mais o desenvolvimento deste mercado tão estratégico para a economia do país.