BRASIL – Antaq lança aplicativo OiBR para reforçar segurança nos portos brasileiros, centralizando registro de ocorrências e integrando dados de proteção.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) lançou um novo aplicativo voltado para a segurança nos portos brasileiros. A plataforma, denominada OiBR, foi apresentada nesta terça-feira (11) e tem como objetivo centralizar e modernizar o registro de ocorrências de segurança e proteção nos locais de transporte aquaviário em todo o país.

De acordo com a autarquia, o OiBR substituirá o antigo sistema Oi-Cepai e trará consigo diversas funcionalidades que visam facilitar o acesso e a análise de informações importantes para a tomada de decisões estratégicas. A nova ferramenta permitirá a compilação de dados, a apresentação de informações consolidadas, o acesso rápido a históricos e gráficos detalhados, além da integração de dados de segurança operacional e proteção portuária em um único ambiente digital.

Inicialmente, o aplicativo será implementado nos portos de Santos e São Sebastião, ambos localizados em São Paulo. No entanto, a expectativa da Agência é expandir o uso do sistema para outras instalações portuárias ao longo do tempo, visando abranger um maior número de portos e garantir a segurança e a eficiência operacional desses locais.

Com a utilização do OiBR, a Antaq pretende reforçar a fiscalização e o acompanhamento das atividades nos portos brasileiros, proporcionando maior transparência e controle sobre as operações aquaviárias. A iniciativa representa mais um passo em direção à modernização e informatização dos processos relacionados ao transporte aquaviário, contribuindo para a melhoria constante da segurança e do desempenho desse setor fundamental para a economia do país.

Sair da versão mobile