BRASIL – Plenário da Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que impõe sanções a escolas que recusam matrícula de alunos

Na tarde desta terça-feira (11), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 9133/2017, que visa estabelecer sanções para escolas que recusarem a matrícula de alunos em todos os níveis e modalidades de ensino, sem justificativa formal. A medida tem como principal objetivo coibir a recusa reiterada de escolas particulares em receber matrículas de crianças e jovens, especialmente daqueles com deficiência.

As penalidades previstas vão desde advertências até a suspensão do credenciamento das escolas privadas junto ao Poder Público, o que poderia impedir o seu funcionamento regular. O deputado federal Helder Salomão (PT-MG), autor da proposta, explicou que a intenção do projeto é garantir o acesso à educação de forma igualitária, sem discriminação de qualquer natureza.

Durante a votação, o projeto recebeu o apoio de 297 parlamentares, enquanto 107 foram contrários à iniciativa. Agora, o projeto seguirá para o Senado, onde também precisará ser aprovado para se tornar uma lei federal.

No entanto, durante o debate em plenário, deputados de oposição manifestaram preocupações em relação à amplitude do projeto, alegando que ele poderia impedir as escolas de recusarem a matrícula de alunos de pais inadimplentes, por exemplo. O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) enfatizou que a medida poderia interferir na livre iniciativa das escolas privadas.

Por outro lado, a maioria dos deputados defendeu a importância do projeto para garantir o direito fundamental de acesso à educação, independentemente se a instituição de ensino é pública ou privada. A deputada Gisela Simona (União-MT) destacou a proteção a pessoas com deficiência, como autismo, que muitas vezes são vítimas de discriminação na matrícula escolar.

Em resumo, o Projeto de Lei 9133/2017 representa um avanço na garantia do acesso à educação para todos os cidadãos, sem distinção de raça, gênero ou condição social, reforçando a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades no ambiente educacional.

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