ALAGOAS – Sesau destaca importância da adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola para a promoção da saúde escolar

Sesau reforça importância de adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está empenhada em sensibilizar os 102 municípios alagoanos sobre a relevância do preenchimento do Termo de Adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). Com prazo até o dia 21 de março, o programa, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), visa promover a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde na comunidade escolar.

De acordo com o coordenador estadual do PSE, Eloy Yanes, a meta principal do programa é evitar a evasão escolar, ao proteger os alunos de possíveis adoecimentos e problemas comportamentais, além de promover a saúde mental e combater a violência doméstica. Todas as ações do PSE têm o objetivo de manter a saúde da população escolar, evitando prejuízos no aprendizado e no acompanhamento ao longo do ano letivo.

O Programa Saúde na Escola aborda questões como prevenção do uso de tabaco e drogas, gravidez na adolescência, primeiros socorros, infecções sexualmente transmissíveis, como HPV e HIV, e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância da adesão dos municípios: “O cuidado com a saúde dos alunos é essencial para garantir um futuro saudável. É fundamental que todos os gestores municipais realizem a inscrição no PSE.”

O Programa Saúde na Escola atua em parceria com as esferas municipal, estadual e federal, sempre com foco nos alunos da Rede Pública de Ensino. Com a inscrição dos municípios até o próximo dia 21 de março, a Sesau reforça a importância da adesão e participação de todas as cidades alagoanas no PSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo