O curso tem como objetivo capacitar profissionais das Equipes de Saúde da Família (eSF), Equipes Multiprofissionais (e-Multi) e Equipes de Promoção da Equidade em Saúde em estratégias de promoção da saúde mental. Além disso, busca estimular a reflexão sobre a importância do autocuidado como base para o cuidado com o outro, assim como sobre os diferentes paradigmas do cuidado no território.
Em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o curso será ministrado nos Territórios Pedagógicos de Saúde nos 102 municípios alagoanos. Com uma carga horária total de 120 horas, sendo 96 horas a distância e 24 horas presenciais, o curso incluirá três encontros de 8 horas em cada município.
Cada município dos territórios pedagógicos terá no mínimo três vagas disponíveis para o curso, podendo comportar mais de uma turma a depender da demanda. Serão selecionados até 30 profissionais-estudantes por turma, com um mínimo de 15 participantes.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário eletrônico disponível no site da Uncisal. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail indicado no edital.
O ObservaPICS, vinculado à Fiocruz, busca gerar evidências científicas a partir dos saberes tradicionais e práticas integrativas no SUS, contribuindo para a formulação de políticas públicas no Brasil e na América Latina. Este curso é uma iniciativa importante para capacitar e qualificar os profissionais de saúde, ampliando os cuidados oferecidos à população sob a perspectiva dos Saberes e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).