-
Polícia Civil prende autores de homicídio de adolescente em Maceió após investigações da DHPP.13 de fevereiro de 2025
Na tarde desta quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2025, as escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, receberam a visita dos agentes de segurança do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública. Essa iniciativa faz parte de um projeto que visa promover um ambiente mais seguro e acolhedor para a comunidade escolar, além de prevenir situações de violência.
As ações preventivas consistem em divulgar os serviços e os canais de atendimento do Disque-Denúncia, bem como reforçar a importância do respeito às diferenças e promover uma cultura de paz dentro das escolas. Os policiais, em parceria com guarnições do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), distribuíram panfletos e fixaram cartazes informativos em pontos estratégicos das unidades de ensino do Cepa.
Para Eliane Araújo, chefe do Disque-Denúncia, essas ações serão contínuas ao longo do ano letivo, incluindo palestras e reuniões com a participação dos pais e responsáveis. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e proteção contra diversas formas de violência, como bullying, cyberbullying, assédio/violência sexual, uso de drogas ilícitas e porte de armas.
Além disso, a segurança nas escolas está sendo abordada como um esforço conjunto, envolvendo não apenas os órgãos públicos, mas toda a comunidade. Eliane ressaltou os investimentos feitos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para equipar as escolas no combate à violência.
O Governo de Alagoas está comprometido com a segurança e o bem-estar da população, especialmente das crianças e adolescentes. Medidas como a instalação de câmeras de monitoramento e ações educativas buscam criar um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.
Para denunciar crimes de forma anônima, a população pode ligar gratuitamente para o número 181, acessar o site https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br ou utilizar o aplicativo “Disque Denúncia AL”. Essas ferramentas servem como elo entre a Segurança Pública e a população, contribuindo para a prevenção e combate à criminalidade.