ALAGOAS – Gerência do Proerd e PM implantam novo currículo de segurança e educação para o Ensino Médio em Alagoas

A Gerência Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e a Polícia Militar estão implantando um novo currículo de instruções preventivas voltadas para alunos do Ensino Médio em escolas de Alagoas. O Colégio da Polícia Militar de Maceió foi a primeira unidade escolar a receber essas novas instruções.

O principal objetivo do Currículo Proerd para Ensino Médio é ampliar e consolidar as maneiras de se utilizar informações sobre drogas e violência para fazer escolhas positivas, com um foco especial na gerência do controle emocional. Dessa forma, busca promover um debate entre os alunos acerca de temas como as percepções e consequências do uso de álcool e outras drogas, além de estratégias de resistência à pressão de pessoas que possam influenciá-los negativamente.

A unidade Maceió do Colégio Tiradentes, pertencente à PM e localizada no bairro do Trapiche da Barra, foi a primeira a receber a aplicação dessas atividades. Desde a última terça-feira, os alunos estão sendo capacitados a se tornarem pessoas proativas e protagonistas na comunidade escolar.

A gerente estadual do Proerd, coronel RR Valdenize Ferreira, enalteceu a importância dessa iniciativa conjunta, que traz uma abordagem diferenciada do Proerd para um novo público. Segundo ela, os instrutores terão um papel fundamental como facilitadores, permitindo que os alunos participem ativamente das discussões e compartilhem suas opiniões nos debates promovidos sobre os temas destacados.

A ideia é que todas as turmas do Colégio Tiradentes recebam essa capacitação, com a intenção de implantar o novo currículo do Proerd nas demais escolas das redes de ensino públicas e privadas. A expectativa é contribuir ainda mais com a formação dos jovens e promover uma cultura de prevenção à violência em todo o estado.

Além disso, militares do Proerd também estão participando de atividades das jornadas pedagógicas com gestores, articuladores e coordenadores nas Gerências Especiais de Educação de Maceió, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre a Polícia Militar e a comunidade escolar. Ações preventivas também estão sendo promovidas com pais, responsáveis e crianças em condomínios residenciais da capital, por meio de palestras informativas e interativas para reforçar o trabalho de prevenção à violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo